sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Defesa Civil faz monitoramento diário nos rios do Estado

O período constante de chuvas levou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) a manter um monitoramento diário, juntamente com as coordenadorias dos municípios, para saber como estão os níveis dos principais rios das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul.
"Todos os dias recebemos informações, que são fornecidas pelas coordenadorias municipais, sobre o nível dos rio. Com isso podemos perceber que nenhum deles tem apresentado níveis elevados. Não estamos em estado de alerta até o momento", pontuou o major da Defesa Civil Estadual, Adriano Noleto Rampazo.
Para obter os níveis d'agua a Defesa Civil Estadual utiliza observadores de coordenadorias estaduais, presente nos 78 municípios através de contatos por telefone comparando os níveis observados ao histórico de registros diariamente. A Defesa Civil informou que o Rio Coxim, até o momento, é o único que está um pouco acima de seu nível, mas deve retomar sua normalidade, pois as chuvas não estão torrenciais. "Esta semana as ações de monitoramento estão mais frequentes e intensas devido às chuvas, mas nada alarmante", relatou o major Adriano.
As primeiras regiões a apresentarem sinais de cheia no estado são os municípios de Miranda, Aquidauana e Coxim. São analisados informações das cabeceiras dos rios e da situação de outras regiões como Cáceres (MT) até os pontos em que o rio atravessa o território sul-mato-grossense.





(Imagem do rio Aquidauana no verão passado quando o nível do rio ultrapassou os 10 metros).





Nenhum comentário:

Postar um comentário